Já li imensas teorias sobre os resultados das eleições e as possíveis fraudes, e um número igual de explicações para os números apresentados. Até agora nada prova que houve fraude mas também nada provou que não houve.Vamos então a um caso prático de fraude, que todos aqueles que foram votar (com um amigo) podiam ter feito.
—
Eu fui votar com 2 amigos. Um tinha 4 votos como eu, outro tinha 7, porque apesar de ser mais novo, foi feito sócio à nascença pelo pai e eu tive que ir pelo meu póprio pé um pouco mais tarde.
Como nós achámos que 4 votos era muito pouco para quem já leva 16 anos de sócio, decidimos tornar as coisas mais democráticas. Como apoiávamos todos o mesmo candidato, foi simples cometer a fraude.
Eu e o meu amigo com direito a 4 votos fomos levantar os nossos 4 boletins cada um, na urna correcta. Depois demos por ali uma volta, colocámos as cruzinhas no nosso candidato, e por fim entregámos os boletins mais importantes, para decidir o presidente, ao nosso amigo com 7 votos. Ele por sua vez abdicou de votar no Conselho Fiscal e no Conselho Leonino, para não levar mais de 4 boletins na mão.
A seguir voltámos cada um à sua urna para depositar os boletins, todos dobrados e bem juntinhos. Ninguém verificou se eram 1, 2 , 3 , 4 ou 20, verdes ou amarelos, desde que entrassem na urna estava ok.
E assim os nossos 8 votos passaram a valer 14 na eleição do presidente! Só tenho pena do pai desse meu amigo não ter ido connosco, fazíamos uma troca de boletins ainda mais valiosa.
—
Ok, nada disto aconteceu, mas PODIA TER ACONTECIDO sem qualquer dificuldade. As condições assim o permitiam. Quem lá esteve sabe disso.
E o que é que isto explica? Que haja um número diferente de votos em todos os orgãos.
Esquecendo todas as outras confusões, é certo que o total de votantes para o Conselho Directivo, Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Leonino é diferente em todos os casos, na ordem das dezenas, já contando com os brancos e nulos.
Ora, dezenas de boletins trocados, com cada um a poder valer até 25 votos… dá para somar os votos necessários para ganhar estas eleições.
A explicação oficial para estas diferenças só poderá ser uma: os sócios receberam os 4 boletins mas só depositaram 1, 2 ou 3 na urna, o resto deitaram fora ou levaram para casa. E pode ter acontecido isso, de facto, mas pode ter acontecido também o que eu descrevi, nunca vamos saber.
Sem comentários:
Enviar um comentário