terça-feira, 29 de março de 2011

Fraude nas eleição - por Fernando Amaral

Já li imensas teorias sobre os resultados das eleições e as possíveis fraudes, e um número igual de explicações para os números apresentados. Até agora nada prova que houve fraude mas também nada provou que não houve.Vamos então a um caso prático de fraude, que todos aqueles que foram votar (com um amigo) podiam ter feito.
Eu fui votar com 2 amigos. Um tinha 4 votos como eu, outro tinha 7, porque apesar de ser mais novo, foi feito sócio à nascença pelo pai e eu tive que ir pelo meu póprio pé um pouco mais tarde.
Como nós achámos que 4 votos era muito pouco para quem já leva 16 anos de sócio, decidimos tornar as coisas mais democráticas. Como apoiávamos todos o mesmo candidato, foi simples cometer a fraude.
Eu e o meu amigo com direito a 4 votos fomos levantar os nossos 4 boletins cada um, na urna correcta. Depois demos por ali uma volta, colocámos as cruzinhas no nosso candidato, e por fim entregámos os boletins mais importantes, para decidir o presidente, ao nosso amigo com 7 votos. Ele por sua vez abdicou de votar no Conselho Fiscal e no Conselho Leonino, para não levar mais de 4 boletins na mão.
A seguir voltámos cada um à sua urna para depositar os boletins, todos dobrados e bem juntinhos. Ninguém verificou se eram 1, 2 , 3 , 4 ou 20, verdes ou amarelos, desde que entrassem na urna estava ok.
E assim os nossos 8 votos passaram a valer 14 na eleição do presidente! Só tenho pena do pai desse meu amigo não ter ido connosco, fazíamos uma troca de boletins ainda mais valiosa.
Ok, nada disto aconteceu, mas PODIA TER ACONTECIDO sem qualquer dificuldade. As condições assim o permitiam. Quem lá esteve sabe disso.
E o que é que isto explica? Que haja um número diferente de votos em todos os orgãos.
Esquecendo todas as outras confusões, é certo que o total de votantes para o Conselho Directivo, Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Leonino é diferente em todos os casos, na ordem das dezenas, já contando com os brancos e nulos.
Ora, dezenas de boletins trocados, com cada um a poder valer até 25 votos… dá para somar os votos necessários para ganhar estas eleições.
A explicação oficial para estas diferenças só poderá ser uma: os sócios receberam os 4 boletins mas só depositaram 1, 2 ou 3 na urna, o resto deitaram fora ou levaram para casa. E pode ter acontecido isso, de facto, mas pode ter acontecido também o que eu descrevi, nunca vamos saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário